WhatsApp permitirá integração com chatbots

A 3D printed Whatsapp  logo is seen in front of a displayed stock graph in this illustration taken April 28, 2016. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration - RTX2C08Y
A 3D printed Whatsapp logo is seen in front of a displayed stock graph in this illustration taken April 28, 2016. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration - RTX2C08Y

Após permanecerem inalterados por quatro anos, hoje o WhatsApp atualizou os termos de uso da plataforma, anunciando, entre outras mudanças, a integração com empresas e negócios até final do ano – seria finalmente o anúncio das integrações com chatbots via WhatsApp? A intenção havia sido anunciada começo do ano, mas com a declaração de hoje, temos a primeira confirmação de quando isso começará a ocorrer.

Porém, ainda não foram liberadas informações concretas em como funcionará a liberação e a integração, ao contrário da plataforma de chatbots do Facebook Messenger, que possui um painel para desenvolvedores. A expectativa é que o Facebook (empresa dona do WhatsApp) faça o mesmo com o WhatsApp.

Nós iremos explorar maneiras para que você possa se comunicar com empresas através do WhatsApp, interações como pedidos, transações, informações sobre consultas, alertas para entrega de pedidos, atualizações sobre produtos e serviços e marketing. Por exemplo, você poderá receber notificações sobre o status do voo de sua viagem, um recibo de uma compra que você tenha feito, ou uma notificação assim que uma entrega tenha sido feita. (Segundo site oficial do aplicativo).

Não se sabe também quais são as primeiras empresas que já possuem acesso a plataforma e que farão parte do lançamento nos próximos meses. Estamos torcendo para que a plataforma seja aberta da mesma forma que o Facebook Messenger!

O portal de notícias de tecnologia, TechCrunch, diz que por enquanto os planos do WhatsApp são bem vagos em relação a liberação da comunicação com empresas, onde outras plataformas já foram pioneiras nesse modelo de comunicação, mas com o WhatsApp tendo mais de 1 bilhão de usuários, esse lançamento poderá causar um dos maiores impactos na história dos mensageiros.

Pessoas utilizam nosso app todos os dias para manter contato com seus familiares e amigos, e isso não vai mudar. Porém, como comunicamos no começo do ano, nós iremos explorar maneiras para facilitar a sua comunicação com as empresas de sua preferência, sem a exibição de anúncios ou spam. Muitos de nós recebemos mensagens de texto ou ligações de nosso banco para nos avisar sobre uma possível fraude em nossa conta, ou até mesmo de companhias aéreas para nos alertar sobre o atraso de um voo. E por isso, gostaríamos de testar estes recursos ao longo dos próximos meses, porém, é necessário atualizar nossos termos de serviço e política de privacidade antes de começarmos.

Confira o anúncio das mudanças no blog oficial do WhatsApp.

GOSTOU DO CONTEÚDO?
Receba nosso conteúdo semanalmente por email!
Odiamos SPAM! Seu email nunca será compartilhado.