Vendas através das mensagens

Créditos: Freerange Stockand
Créditos: Freerange Stockand

Cada dia mais cresce o número de usuários dos mensageiros, nos tornamos dependentes e confortáveis com a comunicação através da troca de mensagens. Atentos a isso comerciantes buscam cada vez mais essa proximidade com os seus clientes, utilizando os mensageiros para fechar negócios e serem acessíveis aos consumidores. Relatos como o do agricultor Sidnei Santos, fornecido ao ClicRBS, são cada vez mais comuns:

No início, imaginávamos que os clientes ligariam para fazer os pedidos e também utilizariam o e-mail ou o Facebook. Mas a grande maioria tem preferido o Whatsapp. Acho que por uma questão de praticidade né? Muitos clientes tiram foto da lista de pedidos e nos mandam. Na média, 95% dos pedidos vem por Whatsapp; 2% via Facebook e 1% por e-mail. – explicou o agricultor.

Há essa necessidade de comunicação fácil e rápida também no mundo dos negócios, onde com poucas mensagens é possível satisfazer cliente e empresa. Assim como o agricultor Sidnei dos Santos, outras marcas, empresas pequenas ou grandes vem tentando fechar negócios através dos mensageiros, como é o caso das empresas que relataram como funciona essa nova forma de  negociação para a Folha de São Paulo:

“Escrevo no grupo que tenho novidades e pergunto quem quer receber para experimentar. Tem dia que sou acordada por gente querendo roupas e acho ótimo, porque é sinal de venda”

Não há mais como fugir, as mensagens fazem parte do nosso dia a dia, nada mais justo que utilizarmos essa simplicidade na relação cliente- empresa.

Como funciona na prática

O grande problema para as empresas que já utilizam os mensageiros para fechar negócios é que ainda não há um mensageiro oficial dos negócios – ou integração adequada com mensageiros existentes. Aplicativos como o WhatsApp não permitem a integração com bots, cada mensagem deve ser respondida manualmente, o que pode ser inviável para responder um grande volume de interessados no seu negócio ou produto. Além disso, não é possível integração com ferramentas e sistemas existentes do negócio, tendo que manualmente sempre repetir as mesmas informações para cada cliente e processar cada requisição ou pedido em ferramentas externas, no que acaba ficando em um “vai e vem”, podendo gerar erro humano, com o repasse de informações incompletas ou incoerentes.

Já existem empresas que disponibilizam um funcionário para responder as mensagens recebidas: ocorre que um atendente humano só pode responder uma mensagem por vez e comércios que recebem vários pedidos ao mesmo tempo, não conseguem atender essa demanda de forma satisfatória.

O que pode ser algo muito positivo para a empresa aproximando seus clientes, também pode afastar clientes, afinal mensagens não respondidas e a longa espera acabam por tornar uma experiência simples e agradável em algo frustrante.

Imagina fornecer atendimento, agendamentos, pesquisas, conteúdo, vendas, catálogos e muito mais 24 horas por dia, automaticamente via FredApp (“o WhatsApp dos negócios“), Facebook Messenger, Telegram e Skype? Com o ecossistema FRED isso é possível!

Como ter um canal eficiente de vendas através das mensagens

Para atender essa demanda, aliada a vontade dos consumidores de terem seus pedidos atendidos por simples mensagens,  é que o ecossistema FRED nasceu, com a mesma premissa de simplicidade da troca de mensagens, onde negócios são realizados com a mesma facilidade que se conversa com um amigo.

Não há barreira do aprendizado, não há outras opções de conversas, grupos além do contato cliente–empresa: é o ecossistema mensageiro oficial dos negócios, onde nunca foi tão simples entrar em contato com as empresas, pequenas ou grandes.

A grande vantagem para as empresas é o meio fácil de integração da sua marca com os clientes, onde é possível criar bots que atendem seus clientes 24horas por dia, podem fechar negócios ou simplesmente acompanhar uma reclamação, deste modo é possível atender inúmeros clientes ao mesmo tempo.

Quer saber mais? Confira esse post que explica todos os detalhes do ecossistema FRED: https://www.fredapp.com.br/blog/conheca-mais-sobre-o-ecossistema-fred-chatbots-servicos-e-aplicativos/

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