Relembre as previsões de Stephen Hawking sobre inteligência artificial

Lucas Jackson - Reuters
Lucas Jackson - Reuters

Uma das maiores mentes da ciência moderna, Stephen Hawking faleceu na madrugada (14) deixando uma grande quantidade de textos científicos de campos como física e cosmologia.

Mas além de seus trabalhos acadêmicos e pesquisas, o físico britânico fez uma série de considerações durante toda sua vida sobre uma série de diferentes temas da modernidade, incluindo o avanço de sistemas de inteligência artificial – algo que, notoriamente, também preocupa o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk.

Algumas destas considerações vieram em uma participação do físico no tradicional Ask Me Anything (AMA), subreddit dedicado a rodadas de perguntas e respostas com personalidades de diferentes áreas.

[…]

 

“Uma inteligência artificial extremamente inteligente no futuro provavelmente desenvolverá um impulso para sobreviver e adquirir mais recursos como um passo para alcançar qualquer objetivo que tenha, porque sobreviver e ter mais recursos aumentará suas chances de alcançar esse objetivo”, afirmou o físico em resposta a um questionamento sobre a possibilidade de AIs serem perigosas para humanos. “Isso pode causar problemas para os seres humanos se recursos forem capturados”.

Em uma análise bem mais prática, o cientista avaliou também a possibilidade de que inteligências artificiais prejudiquem pessoas através do chamado “desemprego tecnológico”, possibilidade que sugere que humanos ficarão sem trabalho conforme máquinas avançam para realizá-los de forma mais ágil e simples.

“Se máquinas produzem tudo o que precisamos, o resultado dependerá de como as coisas forem distribuídas. Todos podem desfrutar de uma vida de lazer luxuoso se a riqueza produzida pelas máquinas for compartilhada, ou a maioria das pessoas pode acabar miseravelmente pobre se os donos de máquinas pressionarem contra a redistribuição da riqueza”, opinou Hawking. “Até agora, a tendência parece ser a segunda opção, com a tecnologia gerando desigualdades cada vez maiores”.

 

[…]

Mais detalhes em: https://theenemy.com.br/tech/relembre-as-previsoes-de-stephen-hawking-sobre-inteligencia-artificial

GOSTOU DO CONTEÚDO?
Receba nosso conteúdo semanalmente por email!
Odiamos SPAM! Seu email nunca será compartilhado.