Os robôs agora sabem vender. É o fim da profissão de vendedor?

pepper-robot-2.0

Assim que você se aproxima de Pepper, um robô de pouco mais de um metro de altura, ele começa a interagir com você.

Graças às habilidades de reconhecimento facial, Pepper pode determinar o seu sexo e faixa etária. E à medida que você começa a fazer perguntas, ele consegue varrer um vasto volume de informações na nuvem para dar o que ele acha que são respostas relevantes.

Se você sorrir, ele entende que a conversa está indo bem e que você está encontrando respostas úteis. Se não sorrir, ele pergunta se está entendendo mal suas perguntas.

A fabricante do Pepper, Softbank Robotics, visualiza um mundo em que muitos varejistas irão incorporam esta tecnologia em lojas físicas, locais em que você se sente mais à vontade para se aproximar de um robô e fazer perguntas normais de atendimento.

É parte de um esforço mais amplo da indústria varejista para levar mais automação e ciência de dados para uma das poucas áreas de negócio que permanece, em grande parte, uma arte: o ato de vender.

[…]

Fim do trabalho dos vendedores?

Os fabricantes do Pepper enfatizam que eles não veem a tecnologia como algo que substitua os trabalhadores humanos. Em vez disso, enxergam como um complemento. Enquanto Pepper responde a perguntas simples como “onde está o banheiro?”, na teoria, um vendedor lida com tarefas complexas, como sugerir sapatos que combinem com o vestido, ou ajudar a encontrar o último par de jeans em seu tamanho .

[…]

 

Nenhuma dessas tecnologias ameaça substituir completamente os vendedores. Mas, juntas, podem reduzir os seus papeis ou, pelo menos, alterar as habilidades que exigem. De qualquer maneira, isso sugere que estamos à beira de grandes mudanças no na linha de frente dos shoppings, nos caixas de loja ou nos supermercados.


Matéria completa em: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/inteligencia-artificial/os-robos-agora-sabem-vender-e-o-fim-da-profissao-de-vendedor-3hicit3orf64skt9gmzz224uk

GOSTOU DO CONTEÚDO?
Receba nosso conteúdo semanalmente por email!
Odiamos SPAM! Seu email nunca será compartilhado.