Google testará inteligência artificial em “StarCraft II”

622_40137c66-43d4-38b1-be70-70d51511dab0

O novo instrumento de pesquisa para o desenvolvimento no campo da inteligência artificial é nada menos que o jogo de estratégia em tempo real da Blizzard, StarCraft II. O anúncio foi feito pelo Google, que trabalha na área por meio de seu braço responsável, a empresa britânica Deepmind.

No último mês de março, houve uma partida de Go, tradicional jogo de tabuleiro chinês, entre um dos melhores jogadores da modalidade, Kim Se Dol, um software de IA feito pela Deepmind. Após quatro partidas, a vitória ficou com a IA por 4 a 1.

A conquista mostrou o resultado do esforço da Deepmind, que já anunciou que o próximo campo de batalha entre a inteligência artificial contra inteligência humana, será em StarCraft II.

Para a Deepmind, o jogo da Blizzard oferece um método diferente de teste do visto no jogo de Go, ou mesmo no Xadrez, visto no embate entre Deep Blue, computador desenvolvido pela IBM, e o campeão russo Garry Kasparov, que aconteceu em 1997. A vitória ficou com a máquina.

StarCraft II possui mecânicas novas para a IA, com informação fornecido em tempo real pela partida. A IA terá de lidar os dados que fazem parte do jogo, mas são de conhecimento apenas do oponente. Portanto, também deve antecipar movimentos e se preparar para ação do adversário mesmo sem a total conciência de toda a partida.

O desafio será lançado contra grandes jogadores de StarCraft II pelo mundo. Segundo Deepmind, sua IA conta com um sistema chamado deep learning, ou aprendizagem profunda, que é usada para treinar o sistema a aprender as regras que fazem parte do jogo.

[…]

Matéria completa em: http://espn.uol.com.br/noticia/646726_google-testara-inteligencia-artificial-em-starcraft-ii

GOSTOU DO CONTEÚDO?
Receba nosso conteúdo semanalmente por email!
Odiamos SPAM! Seu email nunca será compartilhado.