Eu preciso de um chatbot de delivery para o meu negócio?

By Hayden Aube on Dribble.

Você já deve ter se perguntado: Será que eu preciso de um chatbot de delivery para o meu negócio?

Como isso pode me beneficiar?

Diante das inúmeras opções tecnológicas, essas e outras perguntas são comuns na escolha de qualquer pessoa que queira trazer inovações e novas experiências para os seus clientes/usuários.

Nesta publicação em formato de FAQ, responderemos algumas das principais perguntas.

O que é um chatbot?

Você provavelmente já falou com um robô sem nem saber. E você pode até ter ouvido o termo “chatbot” nas notícias.

Essencialmente, um chatbot é um robô que conversa de forma autônoma (sem intervenção humana na maioria dos casos) por meio de comandos de voz, texto ou ambos. É uma conversa virtual em que uma das partes é um robô falante online.

Qual a diferença entre um chatbot e um aplicativo?

Diferente dos bots, os apps são limitados em termos de praticidade, eles necessitam que o usuário realize uma maior quantidade de ações.

Por exemplo, supondo que você precise fazer um pedido em uma lanchonete que acabou de ser lançada em seu bairro.

Você descobre que essa lanchonete tem um aplicativo próprio. Após essa descoberta, você decide baixar o app. Para baixar, é necessário buscar o aplicativo na loja, se ele estiver bem rankeado (nas primeiras posições) ele aparecerá rapidamente, caso contrário, será preciso rolar a tela até encontrá-lo.

Mas ainda não acabou, depois de localizar o aplicativo você precisará baixá-lo e além de consumir ainda mais seu tempo, seu celular precisa ter espaço suficiente para o aplicativo. Só depois de baixar o app que você conseguirá utilizá-lo

Parece algo corriqueiro mas desperdiçamos uma pequena parte do nosso tempo executando esses passos. Um outro fator importante é que a cada dia os apps crescem em espaço ocupado e a memória do celular não.

Existem outras diferenças, uma delas é que as pessoas não querem mais ficar “travadas” em uma única tela (app) Pesquisa aponta que o tempo das sessões em sites e aplicativos de compra é pequeno. Consumidores Millennials são os mais ágeis e difíceis de capturar. Um outro fator é que o tempo que as pessoas levam para aprender a usar um app recém baixado é muito maior comparado a um chatbot.  

Agora, vamos imaginar como seria o contato com essa lanchonete por outra ótica, a do bot:

Através da plataforma do Facebook Messenger por exemplo, você poderia mandar uma mensagem para a página da lanchonete, sem precisar perder tempo procurando e baixando algum aplicativo e realizar o seu pedido. Não sabe como isso funciona, acesse esse vídeo para entender melhor.

 

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, afirmou que:

Trocar mensagens são umas das poucas coisas que as pessoas fazem mais do que usar as redes sociais. – The Verge

Como um chatbot de delivery pode beneficiar o meu negócio?

O mundo está cada vez mais conectado, usar um chatbot para delivery tornou-se essencial para empresas de qualquer tipo e tamanho. Além de trazer inovação, praticidade e uma nova experiência para o seu cliente, o bot está inserido onde as pessoas passam mais tempo, nas redes sociais e mensageiros.

Existe uma série de outros benefícios que um chatbot de delivery pode trazer para o seu negócio como já citamos em um outro artigo.

 

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