Como os chatbots melhoram a experiência do cliente em todos os segmentos

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Você pode ter ouvido falar que os chatbots estão revolucionando a experiência do cliente e estão sendo usados de novas maneiras todos os dias. Eles podem responder perguntas, resolver problemas de clientes, dar recomendações de produtos, os chatbots podem fazer muitas atividades sem problemas.

O uso de aplicativos de mensagens como WhatsApp, Kik e Facebook Messenger alcançaram um grande crescimento nos últimos anos, as aplicações de mensagens agora superando o uso de redes sociais. Além disso, as start-ups do chatbot estão crescendo e licenciando sua tecnologia para marcas maiores, tornando mais fácil o desenvolvimento de um chatbot do que nunca. Os clientes estão prontos para chatbots, e a tecnologia está aqui para aproveitar o potencial do chatbot e mudar para sempre como as marcas se envolvem com os clientes. A tecnologia chatbot está melhorando constantemente e pode ser aplicada a uma série de segmentos e teve sucesso em praticamente todos os espaços.

Diferentes ramos tem aplicações para um chatbot. Vejamos exemplos de seguros, banca, varejo, viagens, saúde e educação.

Chatbots para seguros

Várias seguradoras estão se voltando para chatbots para automatizar o processo e remover a burocracia para uma melhor experiência do cliente. Chatbots também servem para facilitar o processo, substituindo etapas feitas por agentes de seguros humanos por chatbots. Uma das maiores resistências para o uso de chatbots para o seguro é simplesmente a mudança de mentalidade necessária para os clientes. No entanto, essa hesitação provavelmente se dissipará rapidamente, já que Millennials e outros descobrem rapidamente a facilidade de usar chatbots.

Chatbots para bancos

O chatbot vai além das funções básicas do banco móvel para iniciar uma conversa sobre as finanças de cada cliente. Os chatbots podem usar análises preditivas e mensagens cognitivas para executar tarefas que vão de fazer pagamentos a saldos correntes, pagar dívidas e até mesmo avisar os clientes de oportunidades de poupança personalizadas. A maioria dos clientes não gosta de falar com o banco. O processo de identificação para segurança e, em seguida, tentar realizar uma transação não é uma caminhada no parque. Os clientes estão frustrados por terem que se repetir várias vezes. E, de acordo com a Harvard Business Review, o fator mais importante na lealdade do cliente é a redução do esforço do cliente.

Chatbots para o varejo

Alguns varejistas já percebem que os clientes não querem instalar mais aplicativos em seus telefones. Eles querem fazer negócios nos aplicativos em que já estão. Isso significa usar aplicativos de mensagens como Facebook, Snapchat, WhatsApp – e fornecer experiências fortes através de bots, pode ser uma ótima experiência do cliente. Na verdade, a maior vantagem de chatbots de varejo não é a mobilidade, mas sim a personalização. Como os chatbots podem armazenar grandes quantidades de dados do cliente e criar interações anteriores, o chatbot pode adaptar suas respostas e recomendações para fornecer uma experiência de cliente que melhora a cada vez que o cliente usa o bot.

Chatbots para turismo

Os chatbots podem responder perguntas e fornecer dicas e recomendações em tempo real, pois o cliente está no ar ou no carro. Em vez de reservar um hotel com antecedência, os usuários agora podem enviar um texto para um chatbot para obter recomendações sobre o hotel e reservar uma estadia no dia anterior. Os viajantes estão ficando mais jovens e mais experientes em tecnologia, o que significa que há uma enorme demanda por chatbots dentro da indústria. No passado, apenas as pessoas mais velhas e ricas podiam viajar. Nas últimas décadas, vimos tudo isso mudar, com pessoas mais jovens com menor renda disponível, também gostando de ver o mundo. Chatbots irá ajudá-los a criar experiências memoráveis de clientes de viagens.

Chatbots para saúde

As características dos chatbots em geral são respostas mais rápidas e experiências mais personalizadas dos clientes, e talvez não haja necessidade maior disso do que nos cuidados de saúde, o que é notório em um serviço ao cliente difícil e frustrante. Chatbots estão atingindo o pico no momento certo no setor de saúde. Telemedicina, onde os médicos podem ver pacientes remotamente, está crescendo e os pacientes ocupados exigem novas formas de se comunicar com os médicos e manter-se à frente de gerenciar sua própria saúde. Os custos de saúde também estão aumentando em todo o mundo, e o uso de chatbots elimina muitos desses custos, proporcionando uma experiência melhor ao cliente. Em vez de esperar  para conversar com um ser humano ou ir saltitado em vários departamentos, os chatbots podem conectar rapidamente os pacientes com as informações de que precisam e apontá-los na direção certa, a qualquer hora do dia ou da noite.

Chatbots para educação

Os jovens estão em seus smartphones o tempo todo, à medida que os adolescentes e os estudantes universitários se afastam das mídias sociais e das mensagens móveis devido à sua natureza mais privada e controlada, esses jovens clientes querem e buscam maneiras de integrar a tecnologia disseminada em sua aprendizagem. Enquanto os chatbots não são amplamente utilizados na educação de hoje, existem múltiplos bots no desenvolvimento, e aqueles que existem têm sido incrivelmente bem sucedidos ao atingir os alunos em um método que eles entendem e apreciam.


Texto traduzido e adaptado: https://www.forbes.com/sites/blakemorgan/2017/06/08/how-chatbots-improve-customer-experience-in-every-industry-an-infograph/#5e1dfce267df

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