Engenheiros criam chip capaz de produzir sinapses artificiais

neurônios

No campo da inteligência artificial, os principais avanços dos últimos anos têm sido em termos de software: reconhecimento de imagem, de voz e algoritmos capazes de imitar o pensamento humano. Em termos de hardware, porém, a evolução tem sido bem mais lenta.

Um grupo de engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, porém, anunciou nesta semana um importante avanço na busca por uma máquina capaz de reproduzir o funcionamento do cérebro humano. Eles criaram um chip capaz de produzir sinapses artificiais.

Sinapses são as conexões que os neurônios no nosso cérebro fazem para transmitir informações e estabelecer conexões, o que nos permite pensar, aprender, reconhecer padrões e realizar todo tipo de atividade cognitiva. Chips de computador, porém, processam informação de um jeito bem diferente.

Os chips digitais usados atualmente apenas carregam informações binárias, 0 ou 1, sim ou não. Já um chip neuromórfico, como os que os engenheiros do MIT buscam, seria capaz de transportar sinais diferentes dependendo da carga de íons trocada durante uma sinapse.

O grupo liderado pelo pesquisador Jeehwan Kim do MIT criou um pequeno chip capaz de produzir uma sinpase artificial de modo que é possível controlar a força da corrente elétrica transmitida entre eles, assim como o cérebro controla os íons transmitidos entre neurônios durante uma sinapse orgânica.

Controlando a corrente elétrica, os cientistas podem programar diferentes respostas para cada tipo de descarga. Em vez de apenas carregar informações binárias, o chip poderia carregar um leque muito mais amplo de informações – assim como os neurônios do nosso cérebro.

Em simulações, o grupo do MIT conseguiu fazer com que o chip e suas sinapses fossem usados para reconhecer amostras de escrita cursiva com 95% de precisão. A descoberta foi publicada nesta semana no jornal científico Nature Materials e é um importante avanço no desenvolvimento de computadores menores, econômicos e capazes de realizar tarefas pesadas, como rodar softwares de inteligência artificial.
[…]

 


Mais detalhes em: https://olhardigital.com.br/noticia/engenheiros-criam-chip-capaz-de-produzir-sinapses-artificiais/73637

GOSTOU DO CONTEÚDO?
Receba nosso conteúdo semanalmente por email!
Odiamos SPAM! Seu email nunca será compartilhado.