3 razões que tornam chatbots do Facebook Messenger bons para o serviço ao consumidor

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Com 900 milhões de usuários mensais, o Facebook Messenger é uma maneira popular para as pessoas se conectarem com amigos e familiares. Com o crescimento de chatbots, o serviço está se transformando em uma maneira poderosa para marcas se conectarem com os clientes. Os chatbots do Facebook podem ser adicionados ao serviço Messenger para permitir que os clientes obtenham respostas automatizadas de atendimento ao cliente de uma marca. Se um cliente tem uma pergunta sobre uma compra recente ou dúvidas, ele pode conversar com o bot para obter respostas e ajuda adicional. Milhares de bots foram adicionados ao Facebook Messenger desde o seu lançamento, as marcas já estão começando a ver o sucesso da sua nova abordagem de atendimento ao cliente.

Chatbots são positivos para o SAC por três razões principais:

1. Os clientes já estão no Facebook. O Facebook é a maior rede social do mundo, por isso faz sentido para as marcas estarem onde os clientes já estão em vez de chegar aos clientes através de um canal totalmente novo. Os chatbots permitem que as marcas construam sobre a sua presença existente no Facebook e alcancem os clientes de uma forma que é fácil e acessível.

2. Messenger contém dados. A frustração do cliente superior é quando os clientes têm que repetir-se com cada interação de atendimento ao cliente. Facebook Messenger cria um registro de cada conversação, o que permite ao chatbot lembrar as perguntas e problemas anteriores de um cliente e construir sobre isso no futuro. Ele torna toda a experiência mais eficiente e agradável para o cliente.

3. Remove a repetição. A maioria das perguntas colocadas pelos departamentos de atendimento ao cliente e call centers são repetitivas e bastante básicas. Programar um chatbot para responder a essas perguntas comuns desvia os contatos dos funcionários e pode economizar dinheiro da empresa, enquanto também fornece uma maneira para os clientes obterem respostas sem ter que ligar ou esperar em espera.

Como ele continua a construir o seu serviço ao cliente e ferramentas de desenvolvimento de marca, o Facebook provavelmente vai se transformar em um popular destino de varejo. Mesmo como está, é uma ferramenta poderosa para se envolver com os clientes e até mesmo para obter informações competitivas. Um gerente de mídia social recentemente contou a história de um cliente pedindo um serviço concorrente no Facebook se tivessem um determinado produto. Quando a marca não respondeu, o gerente de mídia social da outra marca interveio e respondeu a pergunta na página do concorrente no Facebook. Movimentos de alerta como aqueles que podem influenciar os clientes e construir relacionamentos e lealdade à sua empresa.


texto traduzido e adaptado: http://www.forbes.com/sites/blakemorgan/2016/11/28/3-reasons-facebook-chatbots-are-good-for-customer-service-2/#2b313d394ad5

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