Recrutamento e seleção através da inteligência artificial

Créditos: Freerange Stock
Créditos: Freerange Stock

O mundo está passando por uma nova onda de automação: em todas as áreas das organizações são buscadas novas tecnologias, para aplicar a inteligência da máquina e para automatizar tarefas. Isto significa não só redução de custos e aumento da eficiência para as empresas, mas uma oportunidade de aprender ao longo do tempo e fazer uma organização sustentável de forma mais inteligente.

Enquanto ainda estamos longe de ter inteligência artificial a nível humano, estão ocorrendo rápidas inovações nas áreas de aprendizado de máquina, aprendizado profundo e processamento de linguagem natural.

Como destacado pela análise da McKinsey após um trabalho físico preditivo, coleta e processamento de dados são as mais suscetíveis para serem automatizadas ao adotar as tecnologias atuais de amostragem.

[…]

As mudanças no processo de recrutamento e seleção

 O processo de recrutamento e seleção é excelente para a automação; O processo de contratação exige a exibição de um grande volume de candidatos. A natureza competitiva do mercado de trabalho no lado requerente muitas vezes resulta em centenas de candidatos para uma única vaga. Muitos destes candidatos serão rejeitado após um processo de triagem inicial, que filtra candidatos inadequados ou não qualificados, geralmente apenas por rever a experiência do candidato e talvez fazer algumas perguntas de qualificação. Este processo de seleção leva uma grande quantidade de tempo dos recrutadores e ainda é a parte mais simples do processo; recrutadores seu tempo seria melhor investido  com os candidatos adequados.

Enquanto o processo de contratação requer interação humana considerável entre um candidato e a contratação da empresa, há muitas tarefas que os humanos têm de fazer de forma repetitiva durante o qual as decisões são baseadas em sempre os mesmos dados em um contexto conhecido.

Tarefas que são feitas repetidamente para a contratação de um novo funcionário:

  • Coleta de dados (faltantes) sobre os candidatos
  • Verificação dos requisitos fundamentais para uma vaga
  • Pré-triagem dos candidatos
  • Avaliando /  entrevistando
  • Checar as referências dos candidatos

Créditos: Freerange Stock

Não surpreendentemente, diferentes tarefas têm diferentes viabilidades de serem automatizadas no futuro próximo, isso depende da tecnologia disponível, os custos de desenvolvimento da tecnologia versus trabalhadores atuais que realizam essas tarefas, aceitação social e os dados disponíveis.

Para nossa vantagem há uma grande quantidade de dados a partir do processo de contratação disponíveis: todo o processo é de conversação – em grande parte baseada em texto – e podemos analisar esses dados para aplicar o aprendizado da máquina e processamento de linguagem natural para automatizar uma quantidade crescente de tarefas realizadas atualmente por seres humanos.

Nosso foco atual

Tudo será digitalizado e muitas tarefas serão automatizadas no futuro próximo. Na Job Pal vamos nos concentrar em algo que não é automatizado no momento, mas é tecnicamente viável e economiza tempo e dinheiro das empresas, como: a coleta de dados (em falta) sobre um candidato e verificação dos requisitos de trabalho do núcleo.

A grande oportunidade: SEM discriminação

Pré-conceito – seja consciente ou inconsciente – afeta negativamente as decisões de contratação constantemente, muitas vezes levando a aplicações de altas exigências mesmo antes de uma entrevista, resultando em oportunidades perdidas para contratar grandes talentos. Uma grande vantagem de empregar a inteligência da máquina no início do processo de recrutamento é zero pré-conceito; candidatos são julgados exclusivamente pelos seus méritos.

A velocidade em avaliar aplicações dos candidatos pode ser demorada, outra vantagem de automação; candidatos podem ser rastreados em tempo real em que se aplicam, uma vez que um bot funciona 24 horas por dia e o candidato pode obter feedback imediato. Distribuição de chat bots em plataformas de mensagens de massa, como FB Mensageiro (mais de 900 milhões de usuários) também aumenta as chances de se conectar com novos candidatos.

Quais os fatores que permitem tornar isso possível agora

Há vários fatores que permitem tornar a automação de recrutamento possível agora. A proliferação repentina de distribuição de chat bots (FB Messenger, Slack, Kik, Arame, Telegrama, WeChat, etc.), combinado com uma explosão em APIs, ferramentas e bibliotecas de código aberto para inteligência artificial, processamento de linguagem natural e desenvolvimento de bots propiciam condições férteis para chat bots em todos os tipos de aplicações  prosperarem. O que faz chat bots particularmente adequado para o recrutamento é que os candidatos esperam uma estrutura de conversação para suas interações com uma equipe de RH empresa imediatamente. Se um rastreio é feito através de um telefonema, e-mail ou uma janela de bate-papo faz pouca diferença para o candidato, que é susceptível de ser cada vez mais utilizado as mensagens para uma essas interações.


Mensagens estão em tudo

Aplicativos de mensagens são a nova plataforma social, com o envolvimento maior do que as redes sociais tradicionais e as taxas de adoção são insanas, com mais de 2,5 bilhões de pessoas que tem pelo menos um aplicativo de mensagens instalado (e muitos usam várias vezes ao dia).

Bots, the next frontier, The Economist, April 2016

 

Enquanto as tradicionais lojas de aplicativos se tornam cada vez mais lotadas, isso não está se traduzindo em maior engajamento com aplicativos; os usuários estão escolhendo  gastar seu tempo com uma diminuição do número de aplicativos essenciais. Isto significa que, a fim de alcançar usuários de smartphones, estar disponível dentro de um desses aplicativos essenciais é cada vez mais a melhor opção.

[…]

Texto traduzido e adaptado.

Fonte: Machine Intelligence will supercharge Recruiting – Luc Dudler

GOSTOU DO CONTEÚDO?
Receba nosso conteúdo semanalmente por email!
Odiamos SPAM! Seu email nunca será compartilhado.